Sobre a morte de Papete e a lembrança do disco Bandeira de Aço

Conversando hoje com uma querida amiga maranhense, fico sabendo da morte recente, dois meses, do grande Papete, aos 68 anos, ícone da música maranhense, um dos articuladores do disco legendário Bandeira de Aço, de 1978.

Bandeira de Aço é um disco que é muito mais que música. É um símbolo de resistência, de consciência dos timbres característicos de uma região e uma busca pela síntese do caldo grosso da Cultura produzida no Maranhão. Fora que é uma daquelas paradas de galera, de patota, como tantas coisas que produziram tantos trabalhos marcantes na história da música no país. Por exemplo, foi com esse disco que muita gente entrou em contato com compositores de altíssimo calibre como Josias Sobrinho, Sérgio Habibe e César Teixeira (costumo tocar no violão umas músicas do César, aliás). Engenho de Flores e Dente de Ouro, do Josias, por exemplo, são canções bem conhecidas até por quem não conhece o disco.

Durante minha vida pude constatar o impacto desse disco vindo de várias fontes e citações e só por isso já o colocaria entre os discos que considero mais importantes na nossa musicografia. Lembro assim de cabeça, por exemplo, o Zeca Baleiro falando disso, como o disco pirou sua cabeça e o influenciou.

Pra homenagear o cara, colo aqui no final do post um texto maneiro de Penha de Castro, mais o disco Bandeira de Aço inteiro pra ouvir no youtube e pra baixar as músicas em mp3; o documentário sobre os 35 anos do lançamento disco e um link com uma análise bastante detalhada pra quem quiser se aprofundar na música popular maranhense.

Valeu, Papete! E viva o Maranhão!

Papete – https://pt.wikipedia.org/wiki/Papete

Cesar Teixeira – http://dicionariompb.com.br/cesar-teixeira

Vários textos sobre música do Maranhão – https://zemaribeiro.wordpress.com/tag/bandeira-de-aco/

Pra baixar o disco em mp3: http://www.mediafire.com/download/6e6n02afp01dfh7/1978+-+Bandeira+de+a%C3%A7o.zip

bandeira de aço - Papete

Bandeira de Aço – capa

Bandeira de Aço - Papete - contra-capa

Bandeira de Aço – Papete – contra-capa

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.