heraldo hb

Animador cultural, produtor audiovisual, educador popular, escritor e cineclubista.

Experiências com rádio livre, pré-vestibular comunitário, projetos de Internet popular e Comunicação alternativa.

Trabalhou com Animação Cultural em CIEPs e em escolas da rede estadual no II Programa Especial de Educação, em Duque de Caxias.

Desde 2002 atua com Cineclubismo e Audiovisual através do Cineclube Mate Com Angu (www.matecomangu.org).

É editor da revista eletrônica Lurdinha – Duque de Caxias para Estômagos Fortes (www.lurdinha.org)
Integra o Gomeia Galpão Criativo (www.gomeia.com.br) e é diretor do Ponto de Cultura Lira de Ouro (www.liradeouro.com.br).

Como educador audiovisual trabalhou na Oficina de Cinema Ambiental Humano Mar, projeto que realizou em seu primeiro ano, 30 documentários retratando os conflitos da cadeia produtiva do petróleo no litoral norte do Rio de Janeiro. O projeto foi o vencedor do Prêmio Brasil Ambiental 2008.

Trabalhou no Laboratório Cultura Viva, projeto desenvolvido pela Escola de Comunicação da UFRJ e Ministério da Cultura, que resultou em mais de cem filmes feitos por Pontos de Cultura de várias regiões do país.

Tem experiência em elaboração e articulação de conteúdos de comunicação popular, audiovisual e internet em projetos de Educação Ambiental em 25 cidades do Rio de Janeiro, em Rondônia e no Pará.

Desde 2007 dinamiza e coordena diversas oficinas no campo da Educação Audiovisual Popular, trabalhando prioritariamente conteúdos de documentário, roteiro e direção.

Experiência em construção de diagnósticos participativos em processos de licenciamento ambiental.

Tem vários textos publicados em sites, zines, revistas de poesia e é autor dos livros Engenharia de Aviãozinho (2009, Esteio Editora) e O Cerol Fininho da Baixada (2013, Coleção Tramas Urbanas, Editora Aeroplano) e Dois Toques (2018, Editora CGB, com Ricardo Rodrigues). Também é um dos autores do livro Mate 10 Anos (2012), do Guia para a Prática Cineclubista (2013, Projeto Cinema Para Todos) e da coletânea Rio 2065 (2016, Editora Casa da Palavra).

É autor da série poética #tirinhos (www.relinkare.org/tirinhos).

Dirigiu em 2020 os curtas da série Reverbera para o projeto IMS Convida, do Instituto Moreira Sales.

Também é compositor e compõe sambas e marchinhas para blocos de carnaval.

Contato:
e-mail: hb@relinkare.org
fb: @botocudo
ig: @heraldohb
twitter: @heraldohb