COMENTÁRIOS SOBRE ESCOLAS DE SAMBA 2019 – [ Parte 2 ]

___ Tem coisas que só as escolas de samba fizeram, fazem e podem fazer mesmo… Falando especificamente aqui sobre contar a história do povo, essa que não é contada nos currículos oficiais por aí. E homenagear uma gente que deveria ser reverenciada sempre, mas que nessa inversão de valores em que vivemos, praticamente vivem aquém de reconhecimento merecido. Nesse sentido, lindo demais ver Ruth de Souza e Antonio Pitanga sendo aclamados na Avenida esse ano.

___ Aliás, História do Brasil não contada é exatamente o tema da Estação Primeira de Mangueira esse ano, embalada pela corajosa proposta do carnavalesco Leandro Vieira e pela beleza de samba-enredo composto. Além de menções a Chico de Matilde, o Dragão do Mar, a Luiza Mahin, Revolta dos Malês, Dandara, a noite vai ter muito grito de Marielle Presente!, justamente no palco sagrado dos que mais irritam coxinhas, bolsominions, lacerdistas, fundamentalistas cristianistas e esquerdistas moralistas.

___ Sempre digo que quem tem, tem que por pra jogo e é isso o que a Portela tem feito nesses últimos anos: botado a prataria da casa pra aparecer e brilhar com dignidade. Tem dado certo. Esse ano o enredo é sobre a Clara Nunes, o que já seria a garantia de forte apelo popular, como foi extremamente popular essa cantora mineira danada. Mas, pra aumentar ainda mais o calibre, a escola vai trazer pra noite de hoje ainda Paulo da Portela, Paulinho da Viola, Candeia e a Velha Guarda, estrelas de ouro desse panteão Azul e Branco do Brasil popular.
“Pra ver a Portela tão querida
E ficar feliz da vida
Quando a Velha Guarda passar
A negritude aguerrida em procissão
Mais uma vez deixei levar meu coração”

___ Prevejo muita emoção hoje com a Mangueira e com a Portela, tipo comoção mesmo.

___ Tristão pelo Império Serrano… Muitos vacilos injustificáveis. Triste mesmo, nem dá pra comentar.

___ Aliás, falar em comentar, alguns catuques aqui sobre porque não tenho falado nada da Grande Rio, escola da cidade onde vivo. É complexo e mereceria um texto bem maior, que ainda escreverei quando meu saco esvaziar um pouco. Respeito máximo ao trabalho de anos da Pimpolhos, mas reticências lamentosas sobre essa tricolor aí. Só posso dizer por hora é que a história do Carnaval em Caxias é das mais antigas do Estado, remonta a 1934, e, infelizmente, não é representada pela agremiação sediada na cidade. Mas é um papo longo.

___ Quando Paulo Barros despontou pra mídia, vindo de um trabalho planejado de longo prazo da Unidos da Tijuca, de fato deu uma sacolejada maneira nas possibilidades do desfile. Suas esculturas vivas e os carros gigantes e tecnológicos lembravam muito a Beija-Flor quando veio com aquelas alas e carros alegóricos com coreografias teatrais. Isso voltemeia acontece e acho que faz bem pra festa. Mas, sendo franco, acho que Paulo Barros já deu… Pelo menos, seria interessante se pudéssemos ver o que ele faria em uma escola sem essa dinheirama toda que custa o Carnaval que ele produz. Mas sei que é viagem minha; só um pitaco furado não solicitado.

___ Já tava achando o enredo da Paraíso do Tuiutí muito maneiro, uma história lokona e surreal que daria mesmo um ótimo Carnaval, mas agora me deram uma chave de interpretação aqui que bateu uma daquelas ondas fortonas… Faça você mesmo esse teste: leia a letra e depois pense em certo barbudo que andou dando uma acenada pública proibida em recente episódio… Pois é… A galera da transmissão da Globo vai se rasgar hehehe

___ “Super escolas de samba S.A. / Super alegorias / escondendo gente bamba / que covardia…” – Aloísio Machado e Beto Sem Braço no antológico samba de 1982 pro Império Serrano. Outro desses diagnósticos precisos dos poetas populares. É compreensível ter luxo e tecnologia, mas a verdade é que quem faz o carnaval é o sambista, ficha que tem caído amargamente pra muita gente no meio das escolas…

___ Aliás, Aluísio Machado Baluarte do Samba, um dos maiores melodistas do mundo do samba tá aí vivão, lúcido, com o alto astral de sempre e ainda produzindo firmão. Cata aí nas redes. É o que a gente fala: dê moral aos gênios vivos

___ Pesquisas indicam que 100% dos governantes que dizem que não tem que ter Carnaval pra economizar em Saúde e Educação CAGAM E ANDAM pra Saúde e Educação.

___ Não sei ainda quem vai ser mesmo o Ministro da Educação do Presidente Zé de Abreu, mas de qualquer forma já vou iniciar uma petição formal ao MEC para que todas as crianças do país tenham na escola a possibilidade de estudar as disciplinas Paulo da Portela, Clementina de Jesus, Turma do Estácio e Velhas Guardas.

[ heraldo hb – pitcolândia – março 2019 – 2ª ]

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.