Morrem Luiz Grande e Guaracy Sete Cordas

Como provavelmente não vai aparecer nos veículos de mídia tradicional vai aqui a notícia que hoje é um dia triste para a Cultura brasileira, notadamente para o mundo do samba, essa invenção popular que sacode uma boa parte do planeta.

Morreram hoje Luiz Grande e Seu Guaracy 7 Cordas.

Luiz Grande, cantor e compositor, um dos grandes cronistas do povão que mora nas perifas e considerado um dos maiores mestres na arte do samba sincopado. Eu mesmo já vi Zeca Pagodinho declarar que se considerava um aluno de Luiz Grande. Criou junto com Marquinho Diniz e Barbeirinho do Jacarezinho o sensacional Trio Calafrio.

Não sei o motivo do falecimento, mas a notícia veio através do amigo Germano, do Traço de União, a quem Luiz era bastante chegado.

Já o Seu Guaracy 7 Cordas é uma dessas figuras icônicas da legendária Velha Guarda da Portela e durante muito tempo ficará registrado na memória visual de quem curte e acompanha esse patrimônio musical do país. Além da Velha Guarda tocou com um montão de gente e era um dos representantes máximos da mágica escola do violão sete cordas do país. Tinha 78 anos e vinha lutando contra um câncer.

Inspiraram muito e trouxeram muito sentimento bom pra vida de tanta gente – que sigam na ṕaz em direção à Luz.

Seu Guaracy 7 Cordas, ícone da Velha Guarda da Portela

Seu Guaracy 7 Cordas, ícone da Velha Guarda da Portela Imagem: editada de foto de Bruno Ryfer

Luiz Grande, um dos mestres na arte do samba sincopado Foto: Divulgação

1 Comentário

  1. Pingback: 2017, um ano de perdas para o mundo do samba caxiense – mas quase ninguém soube – Lurdinha – Duque de Caxias para Estômagos Fortes

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.