Viva Dona Úia!

Partiu desse plano hoje a grande Dona Úia, matriarca liderança do Quilombo da Rasa, na Praia da Rasa, Armação dos Búzios. Vai somar pra triste lista do obituário da Covid-19.
Mestra querida, Dona Úia era um ícone da luta quilombola no Norte Fluminense, principalmente nessa chamada Região dos Lagos. Com ela entendi que Búzios simboliza a história perversa da ocupação da região, onde os pescadores artesanais foram sendo afastados para a periferia do município e massacrados pelo apagamento de suas histórias. Com ela e com os pescadores de lá entendi que a história daquela região não é a história dos ricaços, das mansões, dos porcelanatos e das orlas bardôs cafonas.
Nos últimos quinze anos, junto com muita gente guerreira, Dona Úia esteve presente em todas as frentes de luta que começaram a levantar a existência e resistência das comunidades quilombolas da região. Quilombos da Rasa, Baía Formosa, Maria Joaquina, Sobara, Fazenda Botafogo, Morro da Cabocla… Búzios, Cabo Frio, Arraial, Araruama, São Pedro da Aldeia… História que a História não conta, mas que tá aí presente.
Pelo cineclube Mate Com Angu, durante um longo mergulho que fizemos por lá, tive a felicidade de ser apresentado a essas histórias e conhecer figuras lindas como a Dona Úia. E jamais vou esquecer aquela risada.
Viva Dona Úia e o Quilombo da Rasa!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.