Uma Lembrança de Batistinha

Demisthoclides Batista, o Batistinha

Demisthoclides Batista, o Batistinha

Aos meus 16 anos a ditadura tinha acabado há pouco e eu e uns amigos moleques chegados tínhamos alguns herois além daqueles clássicos do rock (Hendrix, Janis, Raul…). Começamos muito cedo a se interessar por política, lendo muito, conhecendo gente e tateando a vida tentando se situar naquele momento tenso do país.

Um desses herois, principalmente pra mim, era o Batistinha, Demistóclides Baptista, ferroviário, um grande lider operário do país, um sujeito muito especial no trato e na história de vida.

Lembrei dele hoje porque conheci um velhinho há pouco em um botequim e, ao puxar uma prosa, me contou pedaços de sua vida, incluindo o fato de ter convivido com o Batistinha na antiga RFFSA. Gosto muito de conversar com velhinhos, ainda mais velhinhos comunistas, espécime cada vez mais rara. Abri uma exceção e tomei até um conhaque de saideira com ele, Seu Augusto, e fui pra casa com essa lembrança legal na mente.

Ao chegar, fui ao Google pesquisar e descubro que Batistinha também era de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, terra de dois caras que também fizeram muito minha cabeça, Sérgio Sampaio e Rubem Braga. (Roberto Carlos também é de Cachoeiro, mas deixa quieto…). O lugar deve ter uma água muito boa.

Batistinha foi assassinado nos primeiros anos da década de 90 em circunstâncias nunca esclarecidas. Era de fato um grande cara.

Memória é um troço muito louco.

2 Comentários

  1. Obrigado pela lembrança.

    Responder
    1. heraldo hb

      De nada, meu amigo. Grande avô vc teve.
      Abraço

      Responder

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.