APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

#tirinhos são certeiros na trajetória de suas palavras. Resvalam nos muros, como resvalam em páginas. A mira, vez ou outra, vai de encontro ao seu anagrama: a rima. Também apontam Poesia para as novas tecnologias. É tanto insight que virou site e app, pra você ver. Tudo criação do poeta de genial habilidade: Heraldo HB.

[ yassu noguchi ]

POESIA ESTILO ESTILÍNGUE

Fiquei uns meses de 2016 meio com uns embaralhamentos mentais, umas quizilas tensas e fiquei meio preocupado com meu estado de saúde por conta disso naquele momento. A instauração de um clima de doença no ar, a exaltação da morte sendo perigosamente naturalizada em plena luz do dia político. Prenúncios de uma ladeira abaixo generalizada.

Daí que me veio na ocasião a ideia de que precisava firmar um compromisso diário que me forçasse a dar uma pausa no dia pra criar alguma coisa. Uma espécie de âncora mental pra não pirar, uma pílula preventiva. E surgiu a ideia de escrever uma frase por dia durante cem dias – com direito a tag #100dias100frases. (Porra, não sei porque invento essas paradas, eu e minha língua…).
Mas melhor estratégia não podia ter escolhido, pois deu muito certo. Mantive a sanidade e ainda gostei do resultado em geral.
Teve dias sofridos de agonia, onde quase não vinha a frase diária, mas com o decorrer foi como se a máquina tivesse azeitado. Acabou que senti falta quando se findaram os cem dias e fui continuando.
Aforismas, frases sintéticas, adágios, formas que admiro desde pequeno por conta dos provérbios populares – brasileiros, árabes, africanos e chineses – e a leitura de mestres no metiê como Millôr, Veríssimo, entre outros.
E isso também me faz levar a sério o formato mesmo. Uma frase, um aforisma, tem seus mistérios, suas nuances; há um certo rigor, uma certa mágica na síntese de uma ideia, no ritmo das palavras escolhidas, nos tempos verbais, na desidratação máxima possível, na manutenção de certo charme. É um ótimo exercício. E olha que no mundo da Internet eu ainda me dava o luxo de passar a frase no google pra ver se não existia na busca…
Junto aqui nesse “livro difuso” uma seleção de algumas das centenas de tirinhos dos últimos anos, mesclando com trovas que venho produzindo também com regularidade, outro formato a que tenho grande apreço e que, sem dúvidas, são tirinhos também.
Valeuz.

@heraldohb – setembro de 2020